quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tudo por uma boa mesa!!!

Olá!

Me chamo Flávia e adoro cozinha!

Adoro sabores, texturas, combinações e tudo que possa me surpreender.

Tudo que aprendi a gostar em termos de alimentação, boa culinária, apresentação e a devida dedicação com encontros de família devo à minha mãe, minha avó materna e a minha irmã do meio, já que sou a mais nova de três.
Minha avó me introduziu na ciência de uma boa massa de pão. Aquela básica  (massa de chalá*) que depois de um tempo não precisa mais de receita e  a gente passa a criar e a inventar em cima dela. Com minha mãe, aprendi como receber bem em casa com apenas um garçom e uma cozinheira. Quando falo em receber bem, faço referência  a toalhas de mesa impecáveis, às flores, aos talheres brilhando, às saladas bem decoradas, ao cheirinho gostoso que viaja pelo elevador recepcionando os convidados, a boa música, às crianças correndo e fazendo algazarra, ao bom vinho que no calor do Rio de Janeiro, merece estar sempre um pouquinho mais gelado. Aprendi com a minha mãe a organizar um belo jantar, com entrada, prato principal, acompanhamentos, sobremesas e bebidas. A ter tudo pronto e engatilhado na hora de servir. Por que numa festa a dona da casa não pode ficar na cozinha. Com minha irmã do meio aprendi que a culinária refinada, chique, tem seu lugar. Não é para todos, mas sim  para todos que a admiram e a valorizam. Com ela aprendi também que ser chique e refinada,  é Ser, sem mostrar que é, entende? Tudo na simplicidade, porém com refinamento. Assim o convidado fica à vontade, se este não for o estilo dele. E convidado à vontade é pessoa que fica livre para apreciar o que há de bom no jantar ou almoço, sem se sentir constrangido.

Ah, não posso esquecer que quando era adolescente Ana Maria e Seu Benjamin Abraão fizeram parte da minha vida. Sim, esta mesma do Mais Você. Na época do Note e Anote, onde o programa era só culinária!

Foi uma época de iniciação que guardo na memória com muito carinho.

Frequentava muito também o programa do Luiz Cintra e hoje me divirto muito com Olivier e Oliver!! Rsrsrs!!

Acredito que a comida deva transmitir a sua origem. Ela tem que ter cara! Deve ser algo que te remeta a uma cultura, a um estilo, a uma viagem pelo mundo.

Bem colegas de colher e de sabores, aqui  postarei sempre comidinhas gostosas e que valerão à pena!!

Até a próxima!!!

*Pão de origem judaica em formato de traça.




2 comentários:

  1. Que maximo,Flavinha.Vou ser frequentadora assidua do seu blog!!!Adoro receitas novas !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Estou realizando um sonho de cozinha!!!
      Beijocas!!

      Excluir