quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cozinha é emoção!!



Só sei cozinhar com amor, com calma. Preciso de tempo e dedicação para perceber o toque de um tempero, a quantidade de sal, a erva certa. E este tempo pode ser 5 minutos. Mas,  tenho que estar voltada só para aquilo. 

Cozinhar com pressa é para aqueles que não entendem o que é cozinhar. 

Cozinhar com muita gente em volta falando e dando palpite também é uma droga. 

Outra coisa que me irrita é ir cozinhar na cozinha de outra pessoa. Sei lá! Acho que já tenho uma relação afetiva com as minhas facas, tábuas, panelas, descascadores de legumes,cortadores, peneiras, fuê, bacias e etc. 

 Hoje à noite fui a um jantar na casa de conhecidos. 

Cozinha bagunçada, sem ordem, faca cega, tábua de madeira. Realmente, não dá! 

 Ai como é bom chegar em casa e saber que a minha cozinha me espera!!!!

Damasco com recheio de gorgonzola.

Damasco  recheado com gorgonzola e gergelim.

Ingredientes:





Misture com um garfo o queijo com a cerveja.
Tome cuidado para que a pasta não fique rala.



 Recheie os damascos e passe a borda no gergelim.
Estes foram para a festa de ano novo na casa da sogra, por isso a arrumação final ficou sem foto.


Sirva em uma travessa rasa de vidro redonda em movimento de caracol.

Fica Lindo!



Canapé refrescante.


Tomatinho Cereja recheados com Queijo de Cabra e Molho Pesto de Manjericão.

Chiquérrimo, fácil de fazer e uma delícia...


Queijo de Cabra(Boursin)
ref.:http://rafagastro.wordpress.com


Macarrão também se come sem molho de tomates!!!

Molho Pesto! Fácil e Maravilhoso.
Viva o manjericão!


Receita: Molho Pesto.

4 dentes de alho

1 xíc. de chá de folhas de manjericão
3 colheres de chá de pinoli ou nozes sem casca (a casca dá um sabor amargo)
1/2 xíc. de chá de azeite extra virgem
Pimenta do reino a gosto (opcional)
100g de queijo pecorino ou parmesão ralado
1 pitada de sal, após misturar o queijo. (Prove e avalie a  real necessidade de sal, antes de adicioná-lo)

Bata tudo no liquidificador ou mixer. 


Pão árabe-judaico!!!



Achei na minha máquina fotográfica mais uma aventura culinária. 


Onde judeus e árabes se encontram!!! 

Massa de chalá (pão de origem judaica assado em forma de trança), porém assado como pão árabe, esticadinho na pedra sabão (mineira)!!!
Com uma pitada italiana: sal grosso, alecrim ou orégano, queijo parmesão (de 1ª linha) e azeite extra virgem.

Ficou ótimo!!


Com queijinhos (Brie, camembert, emental) e um bom vinho, hummm!!! 
Agora já tá ficando francesa!!!
Não precisa mais nada!!!
Nossa quase dei a volta ao mundo numa receita só!




Tudo por uma boa mesa!!!

Olá!

Me chamo Flávia e adoro cozinha!

Adoro sabores, texturas, combinações e tudo que possa me surpreender.

Tudo que aprendi a gostar em termos de alimentação, boa culinária, apresentação e a devida dedicação com encontros de família devo à minha mãe, minha avó materna e a minha irmã do meio, já que sou a mais nova de três.
Minha avó me introduziu na ciência de uma boa massa de pão. Aquela básica  (massa de chalá*) que depois de um tempo não precisa mais de receita e  a gente passa a criar e a inventar em cima dela. Com minha mãe, aprendi como receber bem em casa com apenas um garçom e uma cozinheira. Quando falo em receber bem, faço referência  a toalhas de mesa impecáveis, às flores, aos talheres brilhando, às saladas bem decoradas, ao cheirinho gostoso que viaja pelo elevador recepcionando os convidados, a boa música, às crianças correndo e fazendo algazarra, ao bom vinho que no calor do Rio de Janeiro, merece estar sempre um pouquinho mais gelado. Aprendi com a minha mãe a organizar um belo jantar, com entrada, prato principal, acompanhamentos, sobremesas e bebidas. A ter tudo pronto e engatilhado na hora de servir. Por que numa festa a dona da casa não pode ficar na cozinha. Com minha irmã do meio aprendi que a culinária refinada, chique, tem seu lugar. Não é para todos, mas sim  para todos que a admiram e a valorizam. Com ela aprendi também que ser chique e refinada,  é Ser, sem mostrar que é, entende? Tudo na simplicidade, porém com refinamento. Assim o convidado fica à vontade, se este não for o estilo dele. E convidado à vontade é pessoa que fica livre para apreciar o que há de bom no jantar ou almoço, sem se sentir constrangido.

Ah, não posso esquecer que quando era adolescente Ana Maria e Seu Benjamin Abraão fizeram parte da minha vida. Sim, esta mesma do Mais Você. Na época do Note e Anote, onde o programa era só culinária!

Foi uma época de iniciação que guardo na memória com muito carinho.

Frequentava muito também o programa do Luiz Cintra e hoje me divirto muito com Olivier e Oliver!! Rsrsrs!!

Acredito que a comida deva transmitir a sua origem. Ela tem que ter cara! Deve ser algo que te remeta a uma cultura, a um estilo, a uma viagem pelo mundo.

Bem colegas de colher e de sabores, aqui  postarei sempre comidinhas gostosas e que valerão à pena!!

Até a próxima!!!

*Pão de origem judaica em formato de traça.