Quando ele tinha por volta de 5 meses, comecei a introduzir a alimentação salgada em sua dieta e fui orientada pelo pediatra a oferecer os vegetais cozidos no vapor e separados, sem fazer sopa ou papinhas. No máximo, o que o médico indicou foi amassar com o garfo.
Isso tudo era para que a criança conhecesse o sabor de cada vegetal e consequentemente que eu conhecesse os seus sabores preferidos.
Outra informação importante é que ao fornecer o alimento amassado com o garfo, com pequenos grânulos, sem que seja uma pasta uniforme, a criança é estimulada a executar o movimento da mastigação. Tal movimento vai aos poucos tomando o lugar da sucção.
E assim eu fiz! Descobri inclusive que uma ótima brincadeira, quando ele já tinha um pouco mais de 6 meses que era oferecer palitinhos de cenoura, batata e beterraba cozidas. Ele adorava segurar com as próprias mãos e se divertia com o poder de se alimentar sozinho.
Levei esta idéia mais longe com a sobremesa. Frutas em cubos e palitinhos. Quando pude fornecer goiabada com queijo minas, lembro que ele adorava receber o pratinho com aqueles montinhos bicolores. Com a ponta dos dedos ia tirando pedacinho por pedacinho de queijo e de goiabada.
Assim ele está crescendo adorando brócolis, abóbora, cenoura, vagem, pepino, tomate, couve, etc.
Percebi que o vegetal cozido no vapor, puro e simples, não agrada o paladar de crianças maiores que já vem contaminadas pelo sabor dos refrigerantes, batatas fritas, hamburgeres, doces, balas etc.
O hábito de ingerir alimentos muito condimentados e gordurosos tornam o sabor dos vegetais completamente sem graça.
Por isso, conforme o meu pequeno foi crescendo e entrando em contato com estes alimentos mais temperados e mais gordurosos fui percebendo que para que ele continuasse a gostar de legumes, tinha que deixá-los mais atraentes.
Assim, hoje dou uma ótima dica, de fácil preparo e que faz muito sucesso aqui em casa.
Vagem com alho, azeite, sal e queijo parmezão.
Amassar o alho com um pouquinho de sal.
Aquecer um pouco do azeite. Tenho em minha cozinha uma panela wok, que sempre uso para dar um "susto nos legumes". Com a vagem não uso água.
Quando a vagem começar a ficar translúcida, colocar um pouquinho de água. Mas pouquinho mesmo, só para o alho não queimar.
Adicionar um pouco de parmezão por cima e tampar a panela no fogo baixo. A partir deste passo não misturar mais.
Quando perceber que a água secou, desligar o fogo e deixar tampado até o queijo derreter. É rapidinho.
Prontinho! Fica super saboroso e o mais importante para as crianças, CROCANTE!!!
BOM APETITE!!!