Os brasileiros que me desculpem mas a Argentina é maravilhosa. Ir à Buenos Aires é um passeio que vale à pena. Recoleta, Caminito, Puerto Madero, Florida, Tigre (cidade vizinha) e tantos outros lugares maravilhosos.
Em Buenos Aires se come bem! Quer saber se um povo come bem? Vá aos mercadões e restaurantes de fácil acesso (mais populares).
Estivemos em um restaurante que merece destaque. Bem pequeno, devia ter no máximo umas seis a oito mesas. Apenas um garçon e dois cozinheiros. Do salão podíamos avistar a churrasqueira onde se preparava a parrilhada.
Que carne!!! pouquíssimo sal e super macia! Saborosa! Uma delícia!
Aqui em casa, depois da nossa degustação da carne argentina, quando preparamos bife de carne vermelha, colocamos como tempero apenas sal. É outro sabor!
Mas, hoje a postagem é de alfajor, né?
Então, vamos à receita!!
Esta receita peguei no You Tube. Tudo em espanhol, direto de Buenos Aires.
Ficou muito boa, mas deixo uma dica.
Procure sempre um doce de leite de ótima qualidade. De preferência que seja bem firme, do contrário vai escorrer pelos lados quando montar o alfajor. (Aconteceu comigo!)
Ingredientes:
50g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar impalpável
3 gemas de ovo
100g de amido de milho
50g de farinha
6 g de fermento em pó
Gotinhas de baunilha ou raspas de laranja.
Misturar a farinha, fermento e o amido de milho. Quando faço doces, sempre penero os pós.
Misturar o açucar impalpável com as gemas, a manteiga até ficar um creminho leve e esbranquiçado. Neste ponto, pingar a baunilha ou adicionar as raspas de laranja.
Adicionar o creme aos pós até incorporar.
Repousar a massa por 10 minutos.
Esticar sobre a mesa e cortar as rodelas.
Enfarinhar o tabuleiro sem gordura. Basta dar uma polvilhada. Não suporto lavar tabuleiro grudento.
Levar ao forno pré aquecido a 180ºC até dourar a parte de baixo.
Deixar esfriar as rodelinhas antes de montar o alfajor.
Dica: Se colocar laranja, poderá adicionar um pouco de licor de laranja ao doce de leite. Se adicionar baunilha, poderá adicionar um pouco de café solúvel.
Tenho também a receita das famosas empanadas. Já testei e deu muito certo. Em breve quando repetir a receita, irei documentar e postar.