segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conserva de beringela

Um antepasto fácil de fazer e delicioso.



Ingredientes:

04 beringelas pequenas
Vinagre de boa qualidade (vinho branco ou maçã)
2 a 3 colheres de sopa de sal
Alho
Louro
Azeite
Pimentão vermelho e amarelo
Pimenta calabresa (não uso, mas se gostar, fique à vontade)
Orégano

Fatie as beringelas. Num fatiador fica melhor!
Escolha as pequenas, pois quanto menor o tamanho, menor será a chance de achar aquelas temidas minhoquinhas de beringela. Não sei bem explicar o que acontece, mas dá certo.

Vá misturando com sal. Sal abundante.  O sal  servirá para desidratar a beringela. Coloque num escorredor junto com o pimentão (fiz com pimentão verde mesmo, pois o amarelo/vermelho estavam pela hora da morte no mercado) e deixe escorrer por umas 02 horas.


Veja só o caldo que a beringela solta. É bem escuro. Este caldo será devidamente dispensado.


Após ficar na salmoura, lave com água a beringela e prove para avaliar se está devidamente dessalgada.
Coloque num escorredor e dê uma espremida para tirar o excesso de água.
Coloque tudo numa vasilha com o vinagre e deixe marinar por mais 2 hs.

Depois esprema bem para tirar o excesso de vinagre. Eu uso o meu espremedor de batatas. Fica fácil e rápido de fazer e com resultado muito bom.


Depois de bem espremidinho é só colocar em um vidro bem limpo com alho em lâminas, orégano, louro, alho e azeite.


Finalizando: 


Fiz também com abobrinha, mas só vou provar depois de uns três dias de geladeira, quando o sabor dos temperos ficam mais ativos.


Bom Apetite!!!