sábado, 17 de agosto de 2013

Pão Italiano

Oláááá!!!!

Hoje é sábado e como sempre faço é dia de ir pra cozinha.

Tenho que confessar, pão integral faz bem para a saúde, mas tem horas que fico enjoada dele.

Nada como um pão de massa branca e casquinha crocante, né!!!

Pois bem, fui a caça de uma receita simples de pão italiano e que realmente funcionasse.

Achei! Achei!

Mas antes da receita, acho que vale à pena assistir dois videos que peguei no youtube.com para que você, querido leitor, entre no clima deste pão maravilhoso. Segue nos videos um pouco de história, tradição e futebol. Sim futebol!! 





Agora que o clima está perfeito e a sua boca, com certeza já está salivando por esta maravilha, aí vai a receita.

Ingredientes:

Preparação do fermento:
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1 envelope de fermento biológico seco e 
3 colheres de sopa de água morna.

Misture estes ingredientes em um potinho e tampe. Deixe descansar por 15 minutos. O fermento irá reagir e crescerá formando uma massinha esponjosa. Reserve.

Para a massa:
1 kg de farinha.
Fazer um buraco no meio e em volta , por cima da farinha adicionar o sal (1 colher de sopa).
Dentro do buraco colocar o fermento e 4 colheres de sopa de azeite de oliva ( usar o extra virgem).
Ir misturando e lentamente adicionar 3 xícaras de água fria.
Misturar e acertar o ponto da massa até que desprenda das mãos.

Fazer uma bola e passar um fio de azeite por cima. Dessa forma a massa não ressecará. Deixar dentro do forno (desligado) por 30 minutos ou até dobrar de volume.

Sove delicadamente a massa e faça os moldes dos pães. Deixe crescer por mais 20 minutos enquanto isso acenda o forno a  200ºC. Só retire o pão do forno quando estiver dourado e sentir o barulhinho de oco ao bater.

Dica (1): Coloque no forno um tabuleiro com água. O vapor da água ajuda a massa a ficar com a famosa e deliciosa casquinha do verdadeiro pão italiano. Bom apetite!

Dica (2): Receita de pão encanta as crianças. Se tiver alguma perto de você aproveite o momento e divirtam-se.






Gostou tanto da experiência que tirou uma foto da própria mão! KKKK!!!