terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cookies para o Natal.




Merry Christmas - Feliz Natal!!!!

Hoje não vou postar pratos típicos da ceia de natal, pois a internet está cheia de postagens deste tipo.

O que trago hoje é uma ideia delicada de presentear todos os familiares na "noite feliz" sem gastar muito e principalmente as crianças irão adorar.

Toda lembrança que você produz, pensando em quem vai receber se torna especial, por mais simples que seja o produto final. A lembrancinha vai carregada de carinho e afeto e quem recebe percebe e se sente honrado.

Esta receita é original americana. Tenho que confessar que fui conquistada por este biscoitinho quando ainda era adolescente e uma amiga de escola levava saquinhos desta delícia para vender na hora do recreio. Acho que era a mãe dela que fazia e nós, todos adolescentes comíamos tudo no pátio da escola. Huummmm!!! Delícia. 

A receita original é muito grande, pois é comercial. Recomendo dividir a receita pela metade, que fica mais fácil de preparar. 

Eu fiz pela metade e rendeu 56 biscoitinhos. Caso faça a receita completa renderá em torno de 72 biscoitos de 50 gr. A quantidade irá variar em função do tamanho do biscoito.

Vamos à massa:

Na batedeira: 
2 xícaras de chá de manteiga = 400gr.
2 xícaras de chá açúcar mascavo.
2 xícaras de chá de açúcar branco.

Bata na batedeira até ficar um creme homogêneo e aerado.

Adicione:

4 ovos (retire a pelinha da gema).
2 colheres de sopa de essência de baunilha.



Agora você deverá trabalhar com uma colher de pau.



Vá adicionando na mistura:

4 xícaras de farinha de trigo.
5 xícaras de aveia batida no liquidificador. Não use farinha de aveia. O pulo do gato é bater a aveia em flocos grandes no liquidificador.
1 colher de café de sal.
2 colheres de sopa de fermento químico.
2 colheres de sopa de bicarbonato de cálcio.
3 xícaras de nozes picadas.
1 kg de chocolate meio amargo. (Eu usei gotas de chocolate e acho que 1kg é muito chocolate). A minha dica é vá adicionando as gotas de chocolate à massa e visualmente faça a sua escolha de mais ou menos chocolate.



Unte o tabuleiro e quando estiverem com as bordas douradas, retire do forno. Em seguida, retire do tabuleiro e leve para a grelha.



Forno: 
200ºC pré aquecidos  por 10 minutos e esfriar na grelha para ficar crocante. 



Depois de esfriar é só embalar para a festa.



Feliz Natal!


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conserva de beringela

Um antepasto fácil de fazer e delicioso.



Ingredientes:

04 beringelas pequenas
Vinagre de boa qualidade (vinho branco ou maçã)
2 a 3 colheres de sopa de sal
Alho
Louro
Azeite
Pimentão vermelho e amarelo
Pimenta calabresa (não uso, mas se gostar, fique à vontade)
Orégano

Fatie as beringelas. Num fatiador fica melhor!
Escolha as pequenas, pois quanto menor o tamanho, menor será a chance de achar aquelas temidas minhoquinhas de beringela. Não sei bem explicar o que acontece, mas dá certo.

Vá misturando com sal. Sal abundante.  O sal  servirá para desidratar a beringela. Coloque num escorredor junto com o pimentão (fiz com pimentão verde mesmo, pois o amarelo/vermelho estavam pela hora da morte no mercado) e deixe escorrer por umas 02 horas.


Veja só o caldo que a beringela solta. É bem escuro. Este caldo será devidamente dispensado.


Após ficar na salmoura, lave com água a beringela e prove para avaliar se está devidamente dessalgada.
Coloque num escorredor e dê uma espremida para tirar o excesso de água.
Coloque tudo numa vasilha com o vinagre e deixe marinar por mais 2 hs.

Depois esprema bem para tirar o excesso de vinagre. Eu uso o meu espremedor de batatas. Fica fácil e rápido de fazer e com resultado muito bom.


Depois de bem espremidinho é só colocar em um vidro bem limpo com alho em lâminas, orégano, louro, alho e azeite.


Finalizando: 


Fiz também com abobrinha, mas só vou provar depois de uns três dias de geladeira, quando o sabor dos temperos ficam mais ativos.


Bom Apetite!!!



sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Quiche Light !!!

Esta receita de hoje é muito simples, pode ser feita em cima da hora, naqueles dias que a gente está sem muito tempo pra perder na cozinha.
A graça toda é que quem come acha que você perdeu um maior tempão. KKKK!

Fica com sabor refinado e se encaixa em várias situações. Pode ser servida num almoço do dia a dia, como também cai muito bem em um jantar mais fino.

Ah! Já ia me esquecendo. Chamei de quiche light, pois não coloquei aquela terrível massa podre que só serve para engordar e acabar com as nossas veias.



Vamos à receita:

02 cremes de leite de 200gr.
02 medidas de leite tiradas pela embalagem do creme de leite.
Noz moscada à gosto.
Pimenta do reino à gosto.
01 alho poró (se for grande) finamente picado.
04 ovos.
04 colheres de sopa de farinha de trigo.
100g de queijo parmesão.
1 cenoura ralada.
Sal à gosto.

Misture todos os ingredientes e terás um creme parecido com o da foto abaixo.



Dica: Deixe o sal por último pois os queijos ralados às vezes já são um pouco salgados.
Lembre-se que um parmesão de boa qualidade nunca será salgado.

Depois de misturar todas os ingredientes, prepare o pirex. Untar com óleo e enfarinhar.


Depois é colocar no forno à 230 ou 250 ºC  por uns 20 a 25 minutos. Faça o teste da faca. Enfie uma faca no centro da torta, se ela sair limpa, já estará assada. Ou observe as laterais que vão se desprendendo do vidro do pirex.

Depois de sair do forno...



Bom apetite!!!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Picolé! O verão está chegando!!!!

Ai que calor!!!

O sol queima a pele e no céu nenhuma nuvem.

Como moro na Região dos Lagos, pelo menos temos um vento fresco para amenizar o calor.

Mas, para comemorar a estação do ano mais amada dos brasileiros resolvi preparar uma receita típica para os dias quentes.

As crianças adoram e os adultos também vão adorar, principalmente a turma que tem medo de subir na balança.

Quem avisa amigo é! Fuja dos sorvetes industrializados de pote!

Também é uma ótima opção para os que precisam controlar o colesterol.

Estão curiosos?

Aí vai.

1º Passo: Prepare um iogurte.

01 litro de leite desnatado de caixinha.
01 copo de iogurte grego
02 colheres de sopa de leite em pó.

Esquente o leite até ficar de morno para quente (não precisa ferver). Se aguentar ficar por 10 segundos com o dedo mindinho dentro dele, estará na temperatura certa.

Misture o leite em pó e em seguida misture o iogurte em temperatura ambiente. Misture bem.

Deixe descansar tampado, de preferência dentro de um forno ou enrolado numa toalha. 

Faça à noite e no dia seguinte terás 01 litro de iogurte tendo pago apenas por um potinho.

Agora sim começa a nossa receitinha.

Escolha uma manga bem madura. Se for da Palmer, melhor, pois não tem fiapo. Isso te economizará um bom tempo.

Se for manga  Tommy, meus pêsames, pois terá de coar a manga batida.





Bata a manga com mixer ou liquidificador. Não coloque água. Vá misturando o iogurte e vá provando até sentir que já está com um paladar agradável e com uma consistência cremosa e de tom amarelo claro. Pingue umas gotinhas de adoçante, coloque nas forminhas de picolé e pronto.
Hummm!!! Delícia, delícia!



Bom divertimento junto com as crianças.



quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Grão de Bico (Aperitivo)

Ingredientes:

Grão de bico hidratado de um dia para o outro.

Sal.

Azeite.

Após hidratar o grão de bico, escorrer e passar num pano de prato. Passar um fio de azeite e sal.

Colocar no forno e aguardar dourar.  

Dica: Faça num forno com grill.

Quando estiver dourado, retirar do tabuleiro e colocar num papel toalha para dar uma secadinha.

Após esfriar, guardar num pote fechado com tampa.

Acompanhado com uma cervejinha, hummm!!! 

Detalhe, não é frito e fica crocante. É uma leguminosa que faz muito bem à saúde. Bom apetite!





sábado, 17 de agosto de 2013

Pão Italiano

Oláááá!!!!

Hoje é sábado e como sempre faço é dia de ir pra cozinha.

Tenho que confessar, pão integral faz bem para a saúde, mas tem horas que fico enjoada dele.

Nada como um pão de massa branca e casquinha crocante, né!!!

Pois bem, fui a caça de uma receita simples de pão italiano e que realmente funcionasse.

Achei! Achei!

Mas antes da receita, acho que vale à pena assistir dois videos que peguei no youtube.com para que você, querido leitor, entre no clima deste pão maravilhoso. Segue nos videos um pouco de história, tradição e futebol. Sim futebol!! 





Agora que o clima está perfeito e a sua boca, com certeza já está salivando por esta maravilha, aí vai a receita.

Ingredientes:

Preparação do fermento:
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 colher de sopa de açúcar;
1 envelope de fermento biológico seco e 
3 colheres de sopa de água morna.

Misture estes ingredientes em um potinho e tampe. Deixe descansar por 15 minutos. O fermento irá reagir e crescerá formando uma massinha esponjosa. Reserve.

Para a massa:
1 kg de farinha.
Fazer um buraco no meio e em volta , por cima da farinha adicionar o sal (1 colher de sopa).
Dentro do buraco colocar o fermento e 4 colheres de sopa de azeite de oliva ( usar o extra virgem).
Ir misturando e lentamente adicionar 3 xícaras de água fria.
Misturar e acertar o ponto da massa até que desprenda das mãos.

Fazer uma bola e passar um fio de azeite por cima. Dessa forma a massa não ressecará. Deixar dentro do forno (desligado) por 30 minutos ou até dobrar de volume.

Sove delicadamente a massa e faça os moldes dos pães. Deixe crescer por mais 20 minutos enquanto isso acenda o forno a  200ºC. Só retire o pão do forno quando estiver dourado e sentir o barulhinho de oco ao bater.

Dica (1): Coloque no forno um tabuleiro com água. O vapor da água ajuda a massa a ficar com a famosa e deliciosa casquinha do verdadeiro pão italiano. Bom apetite!

Dica (2): Receita de pão encanta as crianças. Se tiver alguma perto de você aproveite o momento e divirtam-se.






Gostou tanto da experiência que tirou uma foto da própria mão! KKKK!!!






domingo, 4 de agosto de 2013

Canelone de Ricota e Espinafre.

Olá, 

Bom domingo a todos!!!

Hoje aqui em casa viajamos para a Itália!!!

Há algumas semanas comprei uma verdadeira  pasta italiana muito interessante. Um grano duro muito bom.

Em geral, as massas de marcas estrangeiras, como por exemplo Barilla, De Cecco ou Divella, é fabricado com este tipo de farinha, mas mesmo para fabricantes nacionais, a farinha de grano duro precisa ser importada, já que as condições de clima e solo brasileiras não permitem o plantio deste tipo específico de trigo. O resultado é que tanto o macarrão importado quanto o nacional acabam tendo um preço muito semelhante quando falamos de macarrão de grano duro.

Prefiro o macarrão grano duro, costuma-se dizer que é melhor porque permite uma mastigação mais agradável e consistente, denominada "al dente", já que mesmo sendo cozido além do tempo sugerido pelo fabricante não fica muito mole. Outro fato interessante sobre o macarrão de grano duro é que o seu cozimento produz menos amido (substância que dá aquela coloração branca à água do macarrão) e isso resulta em uma massa que gruda menos durante o cozimento.

Uma observação social sobre o consumo de macarrão aqui no Brasil também é interessante salientar. Há alguns anos atrás, antes do surgimento da tão falada "Classe C", era possível encontrar nos supermercados gôndolas inteiras só de macarrão, (o que de fato me chamava a atenção pelo exagero) além de quase não existir os importados e nacionais grano duro. Para encontrar um grano duro era necessário ir a uma delicatessen ou lojinha especializadas em artigos diferenciados.

Hoje, com a  maior  capacidade de consumo do brasileiro as gôndolas de macarrão diminuíram  de tamanho, como também já temos boas opções de grano duro nacionais.


Vamos a receita!

Ingredientes:

02 ricotas pequenas amassadas com um garfo.
01 ovo.
01 colher se sopa rasa de becel.
100gr queijo parmesão de boa qualidade. 
Salsa e cebolinha picados.
01 molho de espinafre cozido e batidinho.
Alho picadinho fresco ou alho frito (já comprado pronto).
Noz moscada.
Pimenta do reino.
Um punhadinho de nozes picadas.
Sal .

Dica: Para 02 ricotas pequenas, não é necessário cozinhar o pacote todo de massa (500gr). Pode deixar 1/3 sem cozinhar. Aqui no meu preparo, sobrou um pouco de massa, além de ter rendido duas travessas. Uma nós almoçamos e a outra foi pro freezer. 

Com a sobra amanhã vou fazer um de muzzarela, ricota e peito de peru defumado e molho branco. Humm!



O segredo para acertar o sabor dos temperos é ir provando. Por isso deixe para colocar o ovo no final.

Cozinhe, conforme orientação da embalagem,  o macarrão em água abundante com sal. Após cozido, escorrer e passar em água fria, assim o cozimento da massa é interrompido e fica fria rapidamente para ser  recheada.

A foto abaixo já é possível ver a textura da ricota já com todos os ingredientes, inclusive com o espinafre. Sugiro que o espinafre seja levemente espremido a fim de que a ricota não perca a consistência firme.


Recheie o macarrão.


Agora é só cobrir  a travessa com um pouco de molho de tomates, arrumar a massa, cobrir com o resto do molho, polvilhar de parmesão  com generosidade e levar ao forno para gratinar.

Se desejar pode adicionar orégano ou manjericão.

Huummmmm!!!
Uma Delícia!!!!


terça-feira, 2 de julho de 2013

Queijo Cottage!!!!

Olá para todos que apreciam uma boa mesa.

Sentiram a minha falta?

Estou retornando ao Sabores do Mundo após um longo período ausente. Pois bem, cai de patins, quebrei o cotovelo em vários pedacinhos. Foi um susto e tanto. 

Agora, após dois meses já começo a me aventurar novamente na cozinha.

Meu médico ortopedista me receitou uma dieta rica em cálcio e como o queijo minas às vezes me enjoa e os amarelos são muito gordurosos, o que  sobra é  a chata da  ricota, que só desce garganta abaixo se for ricamente preparada e modificada. É, ricota é sem graça mesmo!!!

Enfim, passei a comer o cottage que é um queijo super saudável e com sabor levemente azedinho. Uma delícia! Combina com geleias  ou  com sal e azeite também vai muito bem.

Como tenho o pé na cozinha, resolvi me aventurar a preparar o "queijinho empelotado e levemente azedinho" que faz a alegria de todos aqui em casa.

Aí vai a receita.

Ingredientes:
1 litro de leite de caixa.
3 a 4 colheres de vinagre branco
Creme de leite à gosto
Sal à gosto
Leite à gosto.

Preparo:
Aquecer o leite sem que ele ferva. Deve ficar bem "esperto". 


Apagar o fogo e acrescentar de 3 a 4 colheres de sopa de vinagre branco. Mexer bem lentamente até perceber que o leite talhou. Parece mágica como a separação do soro é rápida.





Após talhar o leite, deixar descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Em seguida preparei um coador com meu saco de pano que uso para preparar coalhada seca.









O passo seguinte é despejar o conteúdo da panela no coador de forma delicada para que os grumos não desmanchem.


Levantei o saco para que ficasse visível o soro que escorreu.


Deixei escorrer por 10 minutos e em uma vasilha acrescentei a massa do queijo a  uma mistura de creme de leite, leite e sal (tudo de olho) apenas para dar cremosidade e salgar o queijo.


Prontinho! Queijo Cottage feito em casa!!!! OOObbaaaaa!!! 


sexta-feira, 26 de abril de 2013

Empanadas diretamente da Argentina !!!

Disse anteriormente  que iria postar a receita das empanadas.
Delícias portenhas!
Passear por Buenos Aires, principalmente no bairro da  Recoleta é fazer uma viagem  de cheiros e sabores.
Aqui no Brasil, se por acaso você passar em frente a uma padaria por volta das 17h ou 18h, certamente sentirá aquele cheirinho de pão francês que inunda a rua.
Pois bem, ande pela Recoleta neste horário e só sentira o aroma das deliciosas empanadas.
Se for a Buenos Aires, não deixe de visitar a Cambalache. Uma pequena lojinha de esquina, com apenas uma mesinha, pois o forte deles é o delivery. Fica a dica com o endereço logo abaixo.



Cambalache - Pizza y Empanadas

Dirección: Juncal 2601, Recoleta, Capital Federal, Argentina
Teléfono: (11) 4824-2219



Vamos à receita:
Para a massa:
1Kg de farinha de trigo
20 gr de sal
1 pitada de pimenta (opcional)
380 ml de água
200gr de manteiga em temperatura ambiente.

Misturar todos os ingredientes  e deixar a massa descansar na geladeira por 20 minutos antes de abrir.

Dica: Só montar as empanadas com recheio frio.

Estas das fotos foram recheadas com carne (sem aji - pimenta local) moída e ovo cozido.

Lá na Cambalache comemos uma com recheio de presunto, muzzarela e uma rodela de abacaxi. Eram duas rodelas de massa com o recheio. Não era em formato de meia lua, tinha a forma redonda e além do tamanho dobrado, tinha polvilhado por cima um pouquinho de açúcar. Uma delícia!










Cenouras no Vinagre Balsâmico

Legumes são uma delícia, mas para que fiquem realmente gostosos, deve-se respeitar a textura de cada um e saber adequar esta textura ao tempo de cozimento  a  fim de que mantenham uma certa crocância. Portanto, um chuchu não deverá permanecer em processo de cozimento no mesmo tempo que uma abóbora, por exemplo.

Dê um legume molengo ou aguado e outro crocante ou sequinho, com sabor concentrado para uma criança e pergunte para ela qual  prefere?

Com certeza o crocante ganha a disputa.

Hoje vamos de cenoura, mas de forma bem inusitada.

Segue a foto e depois a forma de preparo.


Cortar cenouras  cruas em palitinhos.

Refogar com sal e alho.

No fogo baixo, acrescentar vinagre balsâmico em pouca quantidade e ir reduzindo. Caso as cenouras fiquem ainda muito duras, acrescentar mais vinagre e testar a crocância da cenoura. Ela deve ficar levemente macia. Adicionar gergelim torrado e por fim, já fora do fogão, cebolinha fresca.


O vinagre balsâmico tem sabor ácido e levemente adocicado 


e com a evaporação provocada pelo aquecimento, o vinagre

transfere à cenoura o seu sabor adocicado e a acidez fica 

bem suave. Fica meio agridoce. Muito bom!


sábado, 13 de abril de 2013

Hoje é sábado e justamente  por ser sábado é dia de cozinhar coisinhas diferentes.


 Dia de experimentar!!!

Outro dia minha mãe me mandou pelo correio uma carta com vários recortes de jornais e revistas.

Ela seleciona o que acha interessante para o neto ler e envia. E dessa vez ela enviou, junto com as reportagens, uma receita que achei bem interessante.

Tratava-se de um empadão de grão-de-bico.

Para os que vivem tendo de controlar as taxas  de colesterol e triglicerídeos é uma ótima opção pra matar aquela vontade de comer um belo empadão, sem se sentir mal, pois o empadão tradicional nada mais é do que uma bomba relógio nutricional, cheio de manteiga e farinha branca.

A receita original era com um refogado de espinafre. Bem, eu resolvi pegar mais pesado e fiz logo uma carne moída embebida num molho de tomates cremoso (só uso os de lata, que vem os tomates inteiros e sem pele) ricamente temperado com pimenta do reino, noz moscada, sal,  alho e cebolinha. Ficou maravilhoso! Show de bola!

Depois de comermos ficamos à mesa imaginando os possíveis recheios que combinariam com o sabor do grão-de-bico.  Aí começaram as sugestões: Camarão!  Bacalhau! Frango desfiado! Fica aí a dica para variações da receita.

Ingredientes da massa:

500gr de grão-de-bico cozidos com água é sal.

Azeite

Alho

sal para acertar no final.

Como o grão-de-bico dá uma massa muito firme e a receita não leva líquido, escolhi bater os grãos no mixer.  Se o fizesse no liquidificador seria uma tragédia. 

Batidos os grãos, acrescentar o azeite, o alho e o sal se for necessário.

Prove e faça ao seu gosto! 

Unte um pirex com azeite, forre o fundo e as laterais.


Adicione o recheio e cubra com o restante da massa. 



Abra pequenos pedaços da palma das mãos e vá fechando o empadão delicadamente.

Pincele com gema de ovo, limpe as bordas do pirex e leve ao forno.

Lembre-se que os ingredientes estão todos cozidos, portanto o forno serve apenas para aquecer e gratinar o empadão.



Bom apetite!