Dia de experimentar!!!
Outro dia minha mãe me mandou pelo correio uma carta com vários recortes de jornais e revistas.
Ela seleciona o que acha interessante para o neto ler e envia. E dessa vez ela enviou, junto com as reportagens, uma receita que achei bem interessante.
Tratava-se de um empadão de grão-de-bico.
Para os que vivem tendo de controlar as taxas de colesterol e triglicerídeos é uma ótima opção pra matar aquela vontade de comer um belo empadão, sem se sentir mal, pois o empadão tradicional nada mais é do que uma bomba relógio nutricional, cheio de manteiga e farinha branca.
A receita original era com um refogado de espinafre. Bem, eu resolvi pegar mais pesado e fiz logo uma carne moída embebida num molho de tomates cremoso (só uso os de lata, que vem os tomates inteiros e sem pele) ricamente temperado com pimenta do reino, noz moscada, sal, alho e cebolinha. Ficou maravilhoso! Show de bola!
Depois de comermos ficamos à mesa imaginando os possíveis recheios que combinariam com o sabor do grão-de-bico. Aí começaram as sugestões: Camarão! Bacalhau! Frango desfiado! Fica aí a dica para variações da receita.
Ingredientes da massa:
500gr de grão-de-bico cozidos com água é sal.
Azeite
Alho
sal para acertar no final.
Como o grão-de-bico dá uma massa muito firme e a receita não leva líquido, escolhi bater os grãos no mixer. Se o fizesse no liquidificador seria uma tragédia.
Batidos os grãos, acrescentar o azeite, o alho e o sal se for necessário.
Prove e faça ao seu gosto!
Unte um pirex com azeite, forre o fundo e as laterais.
Adicione o recheio e cubra com o restante da massa.
Abra pequenos pedaços da palma das mãos e vá fechando o empadão delicadamente.
Pincele com gema de ovo, limpe as bordas do pirex e leve ao forno.
Lembre-se que os ingredientes estão todos cozidos, portanto o forno serve apenas para aquecer e gratinar o empadão.
Bom apetite!