sábado, 13 de abril de 2013

Hoje é sábado e justamente  por ser sábado é dia de cozinhar coisinhas diferentes.


 Dia de experimentar!!!

Outro dia minha mãe me mandou pelo correio uma carta com vários recortes de jornais e revistas.

Ela seleciona o que acha interessante para o neto ler e envia. E dessa vez ela enviou, junto com as reportagens, uma receita que achei bem interessante.

Tratava-se de um empadão de grão-de-bico.

Para os que vivem tendo de controlar as taxas  de colesterol e triglicerídeos é uma ótima opção pra matar aquela vontade de comer um belo empadão, sem se sentir mal, pois o empadão tradicional nada mais é do que uma bomba relógio nutricional, cheio de manteiga e farinha branca.

A receita original era com um refogado de espinafre. Bem, eu resolvi pegar mais pesado e fiz logo uma carne moída embebida num molho de tomates cremoso (só uso os de lata, que vem os tomates inteiros e sem pele) ricamente temperado com pimenta do reino, noz moscada, sal,  alho e cebolinha. Ficou maravilhoso! Show de bola!

Depois de comermos ficamos à mesa imaginando os possíveis recheios que combinariam com o sabor do grão-de-bico.  Aí começaram as sugestões: Camarão!  Bacalhau! Frango desfiado! Fica aí a dica para variações da receita.

Ingredientes da massa:

500gr de grão-de-bico cozidos com água é sal.

Azeite

Alho

sal para acertar no final.

Como o grão-de-bico dá uma massa muito firme e a receita não leva líquido, escolhi bater os grãos no mixer.  Se o fizesse no liquidificador seria uma tragédia. 

Batidos os grãos, acrescentar o azeite, o alho e o sal se for necessário.

Prove e faça ao seu gosto! 

Unte um pirex com azeite, forre o fundo e as laterais.


Adicione o recheio e cubra com o restante da massa. 



Abra pequenos pedaços da palma das mãos e vá fechando o empadão delicadamente.

Pincele com gema de ovo, limpe as bordas do pirex e leve ao forno.

Lembre-se que os ingredientes estão todos cozidos, portanto o forno serve apenas para aquecer e gratinar o empadão.



Bom apetite!