sexta-feira, 26 de abril de 2013

Empanadas diretamente da Argentina !!!

Disse anteriormente  que iria postar a receita das empanadas.
Delícias portenhas!
Passear por Buenos Aires, principalmente no bairro da  Recoleta é fazer uma viagem  de cheiros e sabores.
Aqui no Brasil, se por acaso você passar em frente a uma padaria por volta das 17h ou 18h, certamente sentirá aquele cheirinho de pão francês que inunda a rua.
Pois bem, ande pela Recoleta neste horário e só sentira o aroma das deliciosas empanadas.
Se for a Buenos Aires, não deixe de visitar a Cambalache. Uma pequena lojinha de esquina, com apenas uma mesinha, pois o forte deles é o delivery. Fica a dica com o endereço logo abaixo.



Cambalache - Pizza y Empanadas

Dirección: Juncal 2601, Recoleta, Capital Federal, Argentina
Teléfono: (11) 4824-2219



Vamos à receita:
Para a massa:
1Kg de farinha de trigo
20 gr de sal
1 pitada de pimenta (opcional)
380 ml de água
200gr de manteiga em temperatura ambiente.

Misturar todos os ingredientes  e deixar a massa descansar na geladeira por 20 minutos antes de abrir.

Dica: Só montar as empanadas com recheio frio.

Estas das fotos foram recheadas com carne (sem aji - pimenta local) moída e ovo cozido.

Lá na Cambalache comemos uma com recheio de presunto, muzzarela e uma rodela de abacaxi. Eram duas rodelas de massa com o recheio. Não era em formato de meia lua, tinha a forma redonda e além do tamanho dobrado, tinha polvilhado por cima um pouquinho de açúcar. Uma delícia!










Cenouras no Vinagre Balsâmico

Legumes são uma delícia, mas para que fiquem realmente gostosos, deve-se respeitar a textura de cada um e saber adequar esta textura ao tempo de cozimento  a  fim de que mantenham uma certa crocância. Portanto, um chuchu não deverá permanecer em processo de cozimento no mesmo tempo que uma abóbora, por exemplo.

Dê um legume molengo ou aguado e outro crocante ou sequinho, com sabor concentrado para uma criança e pergunte para ela qual  prefere?

Com certeza o crocante ganha a disputa.

Hoje vamos de cenoura, mas de forma bem inusitada.

Segue a foto e depois a forma de preparo.


Cortar cenouras  cruas em palitinhos.

Refogar com sal e alho.

No fogo baixo, acrescentar vinagre balsâmico em pouca quantidade e ir reduzindo. Caso as cenouras fiquem ainda muito duras, acrescentar mais vinagre e testar a crocância da cenoura. Ela deve ficar levemente macia. Adicionar gergelim torrado e por fim, já fora do fogão, cebolinha fresca.


O vinagre balsâmico tem sabor ácido e levemente adocicado 


e com a evaporação provocada pelo aquecimento, o vinagre

transfere à cenoura o seu sabor adocicado e a acidez fica 

bem suave. Fica meio agridoce. Muito bom!


sábado, 13 de abril de 2013

Hoje é sábado e justamente  por ser sábado é dia de cozinhar coisinhas diferentes.


 Dia de experimentar!!!

Outro dia minha mãe me mandou pelo correio uma carta com vários recortes de jornais e revistas.

Ela seleciona o que acha interessante para o neto ler e envia. E dessa vez ela enviou, junto com as reportagens, uma receita que achei bem interessante.

Tratava-se de um empadão de grão-de-bico.

Para os que vivem tendo de controlar as taxas  de colesterol e triglicerídeos é uma ótima opção pra matar aquela vontade de comer um belo empadão, sem se sentir mal, pois o empadão tradicional nada mais é do que uma bomba relógio nutricional, cheio de manteiga e farinha branca.

A receita original era com um refogado de espinafre. Bem, eu resolvi pegar mais pesado e fiz logo uma carne moída embebida num molho de tomates cremoso (só uso os de lata, que vem os tomates inteiros e sem pele) ricamente temperado com pimenta do reino, noz moscada, sal,  alho e cebolinha. Ficou maravilhoso! Show de bola!

Depois de comermos ficamos à mesa imaginando os possíveis recheios que combinariam com o sabor do grão-de-bico.  Aí começaram as sugestões: Camarão!  Bacalhau! Frango desfiado! Fica aí a dica para variações da receita.

Ingredientes da massa:

500gr de grão-de-bico cozidos com água é sal.

Azeite

Alho

sal para acertar no final.

Como o grão-de-bico dá uma massa muito firme e a receita não leva líquido, escolhi bater os grãos no mixer.  Se o fizesse no liquidificador seria uma tragédia. 

Batidos os grãos, acrescentar o azeite, o alho e o sal se for necessário.

Prove e faça ao seu gosto! 

Unte um pirex com azeite, forre o fundo e as laterais.


Adicione o recheio e cubra com o restante da massa. 



Abra pequenos pedaços da palma das mãos e vá fechando o empadão delicadamente.

Pincele com gema de ovo, limpe as bordas do pirex e leve ao forno.

Lembre-se que os ingredientes estão todos cozidos, portanto o forno serve apenas para aquecer e gratinar o empadão.



Bom apetite!










quarta-feira, 10 de abril de 2013

Alfajor Original

Os brasileiros que me desculpem mas a Argentina é maravilhosa. Ir à Buenos Aires é um passeio que vale à pena. Recoleta, Caminito, Puerto Madero, Florida, Tigre (cidade vizinha) e tantos outros lugares maravilhosos

Em Buenos Aires se come bem! Quer saber se um povo come bem? Vá aos mercadões e restaurantes de fácil acesso (mais populares).

Estivemos em um restaurante que merece destaque. Bem pequeno, devia ter no máximo umas seis a oito mesas. Apenas um garçon e dois cozinheiros. Do salão podíamos avistar a churrasqueira onde se preparava a parrilhada.

Que carne!!! pouquíssimo sal e super macia! Saborosa! Uma delícia! 

Aqui em casa, depois da nossa degustação da carne argentina, quando preparamos bife de carne vermelha, colocamos como tempero apenas sal. É outro sabor!

Mas, hoje a postagem é de alfajor, né?

Então, vamos à receita!!
 
  Esta receita peguei no You Tube. Tudo em espanhol, direto de Buenos Aires.

Ficou muito boa, mas deixo uma dica.

Procure sempre um doce de leite de ótima qualidade. De preferência que seja bem firme, do contrário vai escorrer pelos lados quando montar o alfajor. (Aconteceu comigo!)

Ingredientes:

50g de manteiga em temperatura ambiente
50g de açúcar impalpável
3 gemas de ovo
100g de amido de milho
50g de farinha
6 g de fermento em pó 
Gotinhas de baunilha ou raspas de laranja.  



Misturar a farinha, fermento e o amido de milho. Quando faço doces, sempre penero os pós.

Misturar o açucar impalpável com as gemas, a manteiga até ficar um creminho leve e esbranquiçado. Neste ponto, pingar a baunilha ou adicionar as raspas de laranja.



Adicionar o creme aos pós até incorporar.

Repousar a massa por 10 minutos.


Esticar sobre a mesa e cortar as rodelas.

Enfarinhar o tabuleiro sem gordura. Basta dar uma polvilhada. Não suporto lavar tabuleiro grudento.



Levar ao forno pré aquecido a 180ºC até dourar a parte de baixo.

Deixar esfriar as rodelinhas antes de montar o alfajor.

Dica: Se colocar laranja, poderá adicionar um pouco de licor de laranja ao doce de leite. Se adicionar baunilha, poderá adicionar um pouco de café solúvel.  



Tenho também a receita das famosas empanadas. Já testei e deu muito certo. Em breve quando repetir a receita, irei documentar e postar.
 


terça-feira, 9 de abril de 2013

Vegetais para crianças!

Sempre valorizei o paladar do meu filho.

Quando ele tinha por volta de 5 meses, comecei a introduzir a alimentação salgada em sua dieta e fui orientada pelo pediatra a oferecer os vegetais cozidos no vapor e separados, sem fazer sopa ou papinhas. No máximo, o que o médico indicou foi amassar com o garfo.

Isso tudo era para que a criança conhecesse o sabor de cada vegetal e consequentemente que eu conhecesse os seus sabores preferidos. 

Outra informação importante é que ao fornecer o alimento amassado com o garfo, com pequenos grânulos, sem que seja uma pasta uniforme, a criança é estimulada a executar o movimento da mastigação. Tal movimento vai aos poucos tomando o lugar da sucção.

E assim eu fiz! Descobri inclusive que uma ótima brincadeira, quando ele já tinha um pouco mais de 6 meses que era oferecer palitinhos de cenoura, batata e beterraba cozidas. Ele adorava segurar com as próprias mãos e se divertia com o poder de se alimentar sozinho.

Levei esta idéia mais longe com a sobremesa. Frutas em cubos e palitinhos. Quando pude fornecer goiabada com queijo minas, lembro que ele adorava receber o pratinho com aqueles montinhos bicolores. Com a ponta dos dedos ia tirando pedacinho por pedacinho de queijo e de goiabada.

Assim ele está crescendo adorando brócolis, abóbora, cenoura, vagem, pepino, tomate, couve, etc.

Percebi que o vegetal cozido no vapor, puro e simples, não agrada o paladar de crianças maiores que  já vem contaminadas pelo sabor dos  refrigerantes, batatas fritas, hamburgeres, doces, balas etc. 

O hábito de ingerir alimentos muito condimentados e gordurosos tornam o sabor dos vegetais completamente sem graça.

Por isso, conforme o meu pequeno foi crescendo e entrando em contato com estes alimentos mais temperados e mais gordurosos fui percebendo que para que ele continuasse a gostar de legumes, tinha que deixá-los mais atraentes.

Assim, hoje dou uma ótima dica, de fácil preparo e que faz muito sucesso aqui em casa.

Vagem com alho, azeite, sal e queijo parmezão.


Amassar o alho com um pouquinho de sal.
Aquecer um pouco do azeite. Tenho em minha cozinha uma panela wok, que sempre uso para dar um "susto nos legumes". Com a vagem não uso água.
Quando a vagem começar a ficar translúcida, colocar um pouquinho de água. Mas pouquinho mesmo, só para o alho não queimar.
Adicionar um pouco de parmezão por cima e tampar a panela no fogo baixo. A partir deste passo não misturar mais.
Quando perceber que a água secou, desligar o fogo e deixar tampado até o queijo derreter. É rapidinho.

Prontinho! Fica super saboroso e o mais importante para as crianças, CROCANTE!!!

BOM APETITE!!!

domingo, 7 de abril de 2013

Pão Integral Meio a Meio

Por que meio a meio?

Nesta receita de pão integral misturo 50% de farinha branca para 50% de farinha integral.

Para quem não gosta muito de pão integral é uma ótima maneira de introduzir o hábito deste tipo de pão.

As crianças também adoram, pois fica com gosto de coisinha feita em casa, sabe? E, sem notar,  acabam por comer um pão de melhor qualidade.

Meu filho, como várias crianças tem sempre a balança no seu calcanhar e o hábito da alimentação integral é fundamental para equilibrar o peso.



Vamos à receita:

Ingredientes:

500gr de farinha branca
500gr de farinha  integral
20 gr de sal
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
10 gr de fermento biológico instantâneo - 01 pacotinho (fermento seco)
40 gr de claybom
1 ovo
+ ou - 2 copos de requeijão de água morna.

Começe misturando 500gr de farinha integral com umas 350 a 400gr. da farinha branca. É preciso deixar um pouco da farinha branca para o final, pois é com ela que você vai acertar o ponto da massa.

Junto com as farinhas, adicione o sal e o açúcar marcavo. Misture bem!

Faça um buraco no meio da bacia e neste buraco coloque a margarina, o ovo e misture um pouquinho, deixanto a farinha praticamente intacta.

Coloque a água morna num copo e despeje o fermento. Após o fermento dar uma hidratada, misture com uma colher e vá adicionando ao ovo com a margarina e vá incorporando os ingredientes. Após adicionar a água com fermento vá acrescentando a farinha. 

Inicialmente vá misturando com uma colher ou garfo. Após perceber que a massa vai se tornando empelotada tirar o garfo e iniciar a mistura com as mãos. 

Perceba que até agora tudo foi feito dentro de uma bacia e assim vai ser até a massa ficar pronta.

Sem bagunça de farinha na cozinha!!!

Vá misturando e acrescentando a água e o restante da farinha branca, conforme a necessidade.

Este ponto é que é a parte mais difícil de se fazer pães. Saber o ponto da massa. Bem,  deve soltar das mãos e não ficar grudenta.

Dicas: 

1) Quando perceber que a massa já está firme mas não parar de grudar nas mãos, lave as mãos e coloque um pouco de farinha branca. Você perceberá que a massa vai parar de grudar nas mãos. 

2) Jamais esfregue as mãos sujas de massa em cima da bacia. Estes rolinhos de massa que caem das mãos nem sempre ficam homogêneos com o restante da massa e fica empelotado depois de assado.
Quando for limpar as mãos, passe o lado da faca que não tem fio entre os dedos para devolver a massa à bacia.

Quando chegar ao ponto da massa que não gruda mais nas mãos, sove um pouco, como se quisesse esticar e  enrrolar a massa. Esta atividade pode ser feita já na mesa ou em cima de um granito.

Colocar de volta na bacia em formato de bola. Lembrar de limpá-la (a bacia). Limpar só passando as mãos. Não precisa lavar.

Normalmente coloco no forno para crescer por uma hora ou até dobrar de volume.

Dica: Nos dias frios, acendo o forno um minutinho e apago. Assim a massa encontra uma estufa pra crescer de forma adequada.

Após crescer é so sovar levemente e de forma rápida. Dar o formato desejado e colocar numa forma enfarinhada.

Dica: Passo na forma óleo e enfarinho. Não coloco margarina, pois com o óleo fica mais fácil de lavar depois. Se puder usar formas de silicone terá menos trabalho ainda, pois não exigem que sejam enfarinhadas.

Dica: Após modelar os pães e passar a faca na diagonal a fim de que a massa abra e fique belíssima, coloco café para dar cor  a massa. Nunca gostei de receita que só usa as gemas, pois o que fazer com a claras depois? Dessa forma, uso o café. Aquele mesmo que sobrou na garrafa térmica depois do café da manhã.

Se quiser pode adicionar parmesão ralado, gergelim ou sementes de papoulas.

Aguarde mais meia hora ou até dobrar de volume novamente.
Acenda o forno em 250ºC e coloque os pães no forno. A massa assa rápido, em torno de 20 a 30 minutos. Para saber se está bom é só ver se já deu uma casquinha dura e se amassa está levemente dourada. Ah! o cheirinho que tomará conta da casa também é um sinal que a massa está ficando pronta.

A foto abaixo foi feita com exatamente estas quantidades de farinha. Rendeu 3 pães em formas de bolo inglês.

Aproveite, depois que ganhar prática, nunca mais vai querer comer pão industrializado.