terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Cookies para o Natal.




Merry Christmas - Feliz Natal!!!!

Hoje não vou postar pratos típicos da ceia de natal, pois a internet está cheia de postagens deste tipo.

O que trago hoje é uma ideia delicada de presentear todos os familiares na "noite feliz" sem gastar muito e principalmente as crianças irão adorar.

Toda lembrança que você produz, pensando em quem vai receber se torna especial, por mais simples que seja o produto final. A lembrancinha vai carregada de carinho e afeto e quem recebe percebe e se sente honrado.

Esta receita é original americana. Tenho que confessar que fui conquistada por este biscoitinho quando ainda era adolescente e uma amiga de escola levava saquinhos desta delícia para vender na hora do recreio. Acho que era a mãe dela que fazia e nós, todos adolescentes comíamos tudo no pátio da escola. Huummmm!!! Delícia. 

A receita original é muito grande, pois é comercial. Recomendo dividir a receita pela metade, que fica mais fácil de preparar. 

Eu fiz pela metade e rendeu 56 biscoitinhos. Caso faça a receita completa renderá em torno de 72 biscoitos de 50 gr. A quantidade irá variar em função do tamanho do biscoito.

Vamos à massa:

Na batedeira: 
2 xícaras de chá de manteiga = 400gr.
2 xícaras de chá açúcar mascavo.
2 xícaras de chá de açúcar branco.

Bata na batedeira até ficar um creme homogêneo e aerado.

Adicione:

4 ovos (retire a pelinha da gema).
2 colheres de sopa de essência de baunilha.



Agora você deverá trabalhar com uma colher de pau.



Vá adicionando na mistura:

4 xícaras de farinha de trigo.
5 xícaras de aveia batida no liquidificador. Não use farinha de aveia. O pulo do gato é bater a aveia em flocos grandes no liquidificador.
1 colher de café de sal.
2 colheres de sopa de fermento químico.
2 colheres de sopa de bicarbonato de cálcio.
3 xícaras de nozes picadas.
1 kg de chocolate meio amargo. (Eu usei gotas de chocolate e acho que 1kg é muito chocolate). A minha dica é vá adicionando as gotas de chocolate à massa e visualmente faça a sua escolha de mais ou menos chocolate.



Unte o tabuleiro e quando estiverem com as bordas douradas, retire do forno. Em seguida, retire do tabuleiro e leve para a grelha.



Forno: 
200ºC pré aquecidos  por 10 minutos e esfriar na grelha para ficar crocante. 



Depois de esfriar é só embalar para a festa.



Feliz Natal!


segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conserva de beringela

Um antepasto fácil de fazer e delicioso.



Ingredientes:

04 beringelas pequenas
Vinagre de boa qualidade (vinho branco ou maçã)
2 a 3 colheres de sopa de sal
Alho
Louro
Azeite
Pimentão vermelho e amarelo
Pimenta calabresa (não uso, mas se gostar, fique à vontade)
Orégano

Fatie as beringelas. Num fatiador fica melhor!
Escolha as pequenas, pois quanto menor o tamanho, menor será a chance de achar aquelas temidas minhoquinhas de beringela. Não sei bem explicar o que acontece, mas dá certo.

Vá misturando com sal. Sal abundante.  O sal  servirá para desidratar a beringela. Coloque num escorredor junto com o pimentão (fiz com pimentão verde mesmo, pois o amarelo/vermelho estavam pela hora da morte no mercado) e deixe escorrer por umas 02 horas.


Veja só o caldo que a beringela solta. É bem escuro. Este caldo será devidamente dispensado.


Após ficar na salmoura, lave com água a beringela e prove para avaliar se está devidamente dessalgada.
Coloque num escorredor e dê uma espremida para tirar o excesso de água.
Coloque tudo numa vasilha com o vinagre e deixe marinar por mais 2 hs.

Depois esprema bem para tirar o excesso de vinagre. Eu uso o meu espremedor de batatas. Fica fácil e rápido de fazer e com resultado muito bom.


Depois de bem espremidinho é só colocar em um vidro bem limpo com alho em lâminas, orégano, louro, alho e azeite.


Finalizando: 


Fiz também com abobrinha, mas só vou provar depois de uns três dias de geladeira, quando o sabor dos temperos ficam mais ativos.


Bom Apetite!!!