terça-feira, 2 de julho de 2013

Queijo Cottage!!!!

Olá para todos que apreciam uma boa mesa.

Sentiram a minha falta?

Estou retornando ao Sabores do Mundo após um longo período ausente. Pois bem, cai de patins, quebrei o cotovelo em vários pedacinhos. Foi um susto e tanto. 

Agora, após dois meses já começo a me aventurar novamente na cozinha.

Meu médico ortopedista me receitou uma dieta rica em cálcio e como o queijo minas às vezes me enjoa e os amarelos são muito gordurosos, o que  sobra é  a chata da  ricota, que só desce garganta abaixo se for ricamente preparada e modificada. É, ricota é sem graça mesmo!!!

Enfim, passei a comer o cottage que é um queijo super saudável e com sabor levemente azedinho. Uma delícia! Combina com geleias  ou  com sal e azeite também vai muito bem.

Como tenho o pé na cozinha, resolvi me aventurar a preparar o "queijinho empelotado e levemente azedinho" que faz a alegria de todos aqui em casa.

Aí vai a receita.

Ingredientes:
1 litro de leite de caixa.
3 a 4 colheres de vinagre branco
Creme de leite à gosto
Sal à gosto
Leite à gosto.

Preparo:
Aquecer o leite sem que ele ferva. Deve ficar bem "esperto". 


Apagar o fogo e acrescentar de 3 a 4 colheres de sopa de vinagre branco. Mexer bem lentamente até perceber que o leite talhou. Parece mágica como a separação do soro é rápida.





Após talhar o leite, deixar descansar por 30 minutos em temperatura ambiente.

Em seguida preparei um coador com meu saco de pano que uso para preparar coalhada seca.









O passo seguinte é despejar o conteúdo da panela no coador de forma delicada para que os grumos não desmanchem.


Levantei o saco para que ficasse visível o soro que escorreu.


Deixei escorrer por 10 minutos e em uma vasilha acrescentei a massa do queijo a  uma mistura de creme de leite, leite e sal (tudo de olho) apenas para dar cremosidade e salgar o queijo.


Prontinho! Queijo Cottage feito em casa!!!! OOObbaaaaa!!!