domingo, 17 de março de 2013

COALHADA SECA.

Como já disse anteriormente, aprendi com minha mãe a arte da cozinha!

Ela pode até não saber, mas me influenciou e muito com os jantares de família por ela promovidos lá em casa.

E, como todo encontro de família, cada convidado acaba contribuindo com algum prato.

Hoje vou falar do meu Tio. Sim Tio com letra maiúscula, pois é o único que tenho, além de ser ótima pessoa. 

Minha mãe é filha única e meu pai só tem uma irmã (também minha única tia).

Harry é o nome dele. De personalidade interessante, veterinário de formação, faixa preta de judô  e falador. Sim, muito falador. Ótima companhia para um evento. Fala sobre tudo um pouco. 

Ele é meio "Lineu" , sabe? Tabém foi funcionário público, fiscal  sanitário, daqueles bem "caxias".

E, durante a sua vida de trabalho, passou pela CCPL é lá aprendeu como ninguém a lidar com leite e seus derivados.

Voltando aos  jantares de  família, esse meu  tio sempre  contribuiu com uma maravilhosa coalhada seca que ele mesmo produz. 

Prato de origem árabe, que sempre esteve presente nos jantares de Rosh Hashaná, Pessach entre outros.

Bem, aprendi a fazer essa  delícia láctea que é muito versátil, pois pode ser preparada tanto com acompanhamentos  doces, quanto com salgados.

Pode ser colocada numa mesa de café da manhã, com geleias e mel, como combina perfeitamente com sal, azeite, salsa, cebolinha, pepinos, hummmmm!! Delícia!!!!

Bem, chega de papo e vamos às fotos e à forma de preparo.

Modo de fazer e ingredientes:

 2 litros de leite de saquinho. Ferver e retirar a nata por duas vezes, deixando esfriar entre as fervuras.

A nata, eu descarto, pois é manteiga pura, muita gordura. Se gostar de biscoitinhos de nata, é a matéria prima exata.

Após a segunda fervura, colocar o dedo mindinho no leite e contar até 10. Se você aguentar até 10, sem que seu dedo queime, está no ponto. O leite deve estar "esperto". Não deve estar de morno pra frio.

Em uma bacia, coloque 02 colheres de leite em pó, um copinho de qualhada. Gosto de usar a Boa Nata ou Ecila, pois não são ácidas. Inclusive na embalagem vem escrito "levemente adocicada"

Misture o leite em pó com a qualhada para ficar homogêneo e coloque o leite devagar e vá misturando.

Cubra a bacia com tampa ou filme  PVC. Enrrole num jornal e depois amarre com um pano. 

Deixar descansar por  12 horas.
Bem após as 12 horas, o que se vê é uma gigantesca qualhada bem firme, conforme foto abaixo.
  

Esta é a aparência da qualhada. Veja como fica firme.

Esta qualhada é colocada num saco feito de pano de prato.

Por questão de higiene, sempre fervo o saco antes de colocar a qualhada e depois de lavá-lo com detergente para guardá-lo. 






Com a qualhada já no saco, deixe escorrer por mais  12 horas.  o  soro do leite gosto de aproveitar. Serve para acrescentar em broas de milho e se batido no liquidificador com manga madura fica um suco maravilhoso. Perceba o pote de sorvete em baixo do saco.


Após escorrido, é só tirar do saco, dar uma batida com uma colher para ficar um creme lisinho e por na geladeira.

Abaixo a foto do soro do leite que dividi em dois potes para serem levados ao freezer. 
 

Como última foto, segue a qualhada seca pronta para consumo. 

Aproveite, pois para fazer quase 500 ml de qualhada seca e soro de leite gastei uma média de R$ 6,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário