segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Onde começa o prazer pela alimentação?

O primeiro contato do bebê com o mundo é através do calor e da presença materna.

Quando possível, é com a mãe  que inicialmente é a provedora de afeto e afago, que também o bebê se delicia e se sacia.

O leite materno não é só alimento. É no ato de mamar que o bebê começa  a associar o prazer de estar saciado com o prazer de receber carinho, de se sentir tranquilo e aconchegado.

É dessa forma que começamos a relacionar o ato da alimentação com boas sensações e sentimentos.

Daí por diante, após o período do aleitamento materno,  a mãe, avó, o pai, a babá e etc, passam a interferir e a fazer parte do que chamo de "memória alimentar".

Esta "memória alimentar" carregamos conosco pela vida inteira. Com o passar do tempo ela vai passando lentamente  da "memória viva"   para o subconsciente. E sem perceber, às vezes,  resgatamos esta "memória viva", que já não parecia tão viva assim, quando sentimos  por exemplo, aquele cheiro de doce que lembra um acontecimento, um momento, a casa da vó, o carinho que ela tinha por você....

Esta é a magia da alimentação para os seres humanos!!!
Unir alimentação com prazer, com sensações e sentimentos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário